Mais conhecida como pressão alta esse problema é, em 90% dos casos, herdado dos pais. Esse é o tipo de herança que ninguém quer receber, não é mesmo? Mas como não existe a possibilidade de recall, o importante é saber como lidar com a hipertensão e ter uma vida plena mesmo a após o diagnóstico. Quem se sentiu aliviado por não ter casos da doença na família, não deve se descuidar, seus hábitos como uma alimentação desequilibrada e a falta de atividade física são fatores que podem influenciar no aparecimento da doença.
A hipertensão é caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Isso acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Nessas condições o coração acaba tendo que fazer mais esforço para cumprir sua tarefa vital de fazer com que o sangue seja corretamente distribuído pelo nosso corpo. De acordo com o estudo feito pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) em 2017 as mulheres têm maior prevalência de diagnóstico médico de hipertensão arterial quando comparado aos homens. 26,4% contra 21,7% para eles.
Silenciosa, a pressão alta não tem cura, mas tem tratamento, pode e deve ser controlada. A falta de cuidado com a doença pode levar a um acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Por isso o Ministério da Saúde reserva o dia 26 de Abril como o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e entre as medidas de prevenção e até de tratamento está a atividade física.
Além dos medicamentos disponíveis no SUS, quem foi diagnosticado ou quer evitar precisa dotar um estilo de vida saudável:
- Manter o peso adequado. Para isso controle a alimentação e FAÇA ATIVIDADE FÍSICA
- Não abuse do sal. Utilize outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
- Praticar atividade física regular. O Núcleo tem a atividade perfeita para você encontre a que mais te dá prazer;
- Aproveitar momentos de lazer;
- Abandone o fumo;
- Modere o consumo de álcool;