Já sabemos que apenas uma a cada 20 mulheres, desenvolvem o câncer de mama por fatores genéticos. As demais têm a doença por fatores ambientais e nutricionais. Por isso, a campanha de prevenção conhecida como “Outubro Rosa” merece uma atenção especial e a nutricionista Renata Gomide elaborou uma lista com alguns alimentos anticâncer para serem consumidos no dia a dia:
Chá verde: rico em polifenóis como as catequinas, particularmente a epigalocatequina-3-galato, que reduz o crescimento de novos vasos necessários ao crescimento dos tumores e das mestástases. Além de ser um poderoso antioxidante e desintoxicador.
Azeitonas e azeite de oliva: contêm altas concentrações de antioxidantes fenólicos.
Cúrcuma: é o anti-inflamatório natural mais poderoso identificado até hoje. ATENÇÃO: para ser absorvido pelo organismo deve-se combinar com pimenta do reino.
Gengibre: poderoso anti-inflamatório e antioxidante. Além disso, pacientes em quimioterapia/radioterapia podem utiliza-lo em forma de infusão para amenizar as náuseas.
Legumes crucíferos: couve, brócolis e couve-flor apresentam moléculas anticâncer e desintoxicantes. ATENÇÃO: o ideal para prepara-los é em cozimento rápido ao vapor ou refogadas rapidamente com um pouco de azeite.
Frutas vermelhas: (morango, framboesa, mirtilo, amora), frutos com caroços: (pêssego, ameixa) e cítricas: (laranja, tangerina, limão)
Suco de romã: anti-inflamatória, antioxidantes e auxiliam na desintoxicação dos cancerígenos pelo fígado.
Chocolate amargo (com mais de 70% de cacau): contém antioxidantes que retardam o crescimento das células cancerosas. ATENÇÃO: Consumo de até 20g por dia.
Ervas e condimentos: alho, cebola, alho-poró, cebolinha, alecrim, tomilho, orégano, manjericão e hortelã agem sobre vários tumores – reduzindo a proliferação das células cancerosas ou provocando sua morte.
Alimentos ricos em caroteno como tomate, cenoura, abóbora, caqui, damasco, beterraba, inhame, batata-doce apresentam capacidade de inibir a progressão de células cancerosas.
Soja: leite de soja, iogurte de soja, tofu. As isoflavanos bloqueiam a estimulação das células cancerosas pelos hormônios sexuais.
Cogumelos: estimulam a multiplicação e a atividade das células imunológicas.
Ômega 3: pode ser encontrado na forma de suplementação, em peixes (sardinha, salmão, anchovas inteiras ou pequenas cavalas), e em semente de linhaça e chia. Ômega 3 reduz a inflamação, retarda o crescimento de células cancerosas e a disseminação de tumores sob forma de metástases.
Alimentos fonte de selênio: encontrado nas castanha-do-brasil, salmão, semente de girassol, fígado de boi, farelo de trigo e farinha de centeio. O selênio estimula a atividade de células imunológicas, além de estimular atividade dos mecanismos antioxidantes do organismo.
Probióticos: inibem o crescimento das células cancerosas do cólon, tem papel de desintoxicação e melhoram o desempenho do sistema imunológico.
Vitamina D: um aporte suficiente dessa vitamina reduz consideravelmente o risco de desenvolver diversos cânceres. É bom lembrar que a prevenção vai além do autoexame e das visitas anuais ao ginecologista e/ou mastologista. A alimentação e a pratica regular de atividade física têm um papel fundamental no alcance da boa saúde! Cuide-se, previna-se e se alimente de forma saudável sempre.
Texto: Renata Gomide Nutricionista