Quem quer ter uma boa saúde tem que estar atento à qualidade do seu sono. É isso mesmo: dormir bem é um dos fatores essenciais para manter a saúde em dia e melhorar a qualidade de vida.
Entre os benefícios de noites bem dormidas estão o combate à obesidade e a diminuição do estresse. Só coisa boa! Vale ressaltar que uma boa noite de sono acontece quando se dormi de 6 a 8 horas diretas em ambiente tranqüilo e confortável.
Segue a lista do bem que dormir faz:
1. Ajuda a prevenir doenças do coração
Uma noite em que você dorme mal ou pouco está ligada diretamente ao aumento de hormônios — como o cortisol, responsável pelo estresse no organismo.
Esse aumento faz com que seu coração trabalhe mais para bombear o sangue e, consequentemente, você fica mais agitado e estressado, podendo também aumentar o risco de ter pressão alta e ataque cardíaco.
2. É ótimo no combate à obesidade
Uma noite mal dormida pode afetar seu metabolismo: em vez de regulá-lo e fazer com que seu organismo queime calorias, a falta de sono pode deixar seu corpo mais lento e, consequentemente, o metabolismo desacelerado contribui para o aumento de peso.
3. Saúde mental em dia
A falta de sono pode agravar quadros de ansiedade e depressão. Dormir entre 6 e 8 horas por noite vai ajudar na regeneração celular de todo o organismo, na produção equilibrada de hormônios e colaborar para a manutenção de uma mente equilibrada.
4. Melhora o seu humor
Noites mal dormidas levam a dias mal vividos. A insônia rouba a nossa energia e deixa tudo mais pesado logo cedo. Para quem sofre com o mau humor pós -insônia, a sugestão é preparar um ritual para dormir e fazer disso um hábito: acenda velas, leia um bom livro e fique longe de smartphones e da TV. Assim, você relaxa de verdade e seu corpo entende que a hora é de descansar.
5. Deixa a memória muito mais aguçada
Quando você dorme bem, consegue absorver melhor as informações importantes que são passadas durante o dia. À noite, seu cérebro vai fazer um tipo de filtragem: eliminar o que não foi tão importante e armazenar o que é preciso.
Para que isso funcione bem, você precisa passar por todas as fases do sono, ou seja, ter boa qualidade e quantidade de horas dormidas.
E se você já é um dorminhoco lembre-se: de que dormir bem não é dormir muito, já que o excesso também pode trazer malefícios.
Fonte: Pharma Hoje